sábado, 8 de maio de 2010

Cada um tem o vizinho que merece

Não é difícil entender porque estamos cada vez mais aprisionados. Muitas vezes nos sentimos donos de muros laterais e frontais que cercam nossos lares e nos esquecemos que do outro lado deles muitas vezes vivem outras pessoas, que tem seus interesses, suas necessidades, suas vontades, seu lazer, sua privacidade de forma diferente da nossa.

Quem nunca gostou de dar uma baita festa e colocar o som no último volume ? Talvez você não goste disso, mas sempre há um vizinho que gosta. Mesmo que o embalo do som pra você seja música, aparentemente para ele pode ser um barulho ensurdecedor e desconfortável. Ou vice-versa. Quem vai saber ?

Soltar pipa, jogar bola contra a parede, acender bombinhas em época de São João, pipocar rojões quando o time do coração ganha o jogo decisivo. Será que isso está incomodando alguém ? Essa é a pergunta que não quer calar: O que faz pensar que sou dono da situação e que eu tenho mais direito sobre as coisas do que o meu vizinho ?

Acho que mais do que a falta de educação, vivemos num mundo que esqueceu como se vive em sociedade. Esquecemos cada vez mais rápido que existem regras do bem viver que definem como vivemos e quem nós somos. Deixamos de lado os interesses do próximo em detrimento dos nossos próprios interesses. Porque continuamos assim ? Onde isso irá nos levar ? Opinem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário